sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RIO DE JANEIRO: Espetaculo ou problema social?

A situação calamitosa em que vive o Rio de Janeiro é fruto de um problema social muito complexo para tentarmos retratar em breves palavras. Embora seja um tema tão dispendioso, existe alguns pontos que são visíveis, dentre todos estes, urge ressaltarmos que as favelas são a formalização de um ESTADO PARALELO àquele que goza de institucionalidade. 

Toda esta problemática retratada em epígrafe é apresentada, por uma fatia de nossa imprensa, de forma distorcida e tendenciosa. Isso ocorre pois este setor midiático esta totalmente lameado de interesses políticos e  por isso, estamos sempre diante da tentativa quase que cega de eleger um bode espiatório. Ocorre que esta prática pode ter um efeito de "tiro no pé", pois existem posições muito claras, por parte do povo carioca, de que o que esta em jogo é uma guerra velada (muitas vezes até por esta mesma fatia da imprensa)

As reações por parte dos traficantes cariocas é fruto da implantação das unidades policiais pacifícadoras que, de fato, tem desestruturado o sistema do tráfico. A reação do Estado com apoio da União tem sido categórica. Neste ponto é que a grande imprensa se vira e se desvira para tentar levantar uma opinão popular de reprovação a atitude por parte do Governo de combater de forma ostensiva o crime organizado.

Enfim, os problemas do Rio de Janeiro são fruto de uma desigualdade social que transformaou a camada social mais baixa em uma faixa da sociedade que se sustenta de meios ilícitos, o cenário atual é algo que se as autoridades fizerem vista grossa, como faz um vizinho do Rio de Janeiro, o resultado final será sempre a prorrogação de fatos como este e a falsa paz.   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário